Monday, September 28, 2009

Biografia de Francisco de Assis, ditada ao seu irmão

"Quando Clara se ausentou, Francisco disse:


- Não te admires do que vou dizer-te, irmão Leão, e escreve: Oh a mulher... é o mistério mais excelso da terra. Elas sentem o cheiro da morte, irmão Leão. As mulheres nasceram para dar vida, e onda ronda a morte, do corpo ou da alma, dos fundos mais primitivos elas tiram energias para se defenderem como feras. Sem a mulher, a Vida extinguir-se-ia. A mulher, irmão Leão, está sempre em contacto com a terra e a vida. E não te assustes com o que eu vou dizer: Deus por ser a fonte da vida, está mais perto da mulher, e a mulher mais perto de Deus. Elas, sem o saberem, são um pouco a efígie verdadeira de Deus. Recordo-me da nobre dama, madonna Pica... E agora não te escandalizes como que vou dizer-te e continua a escrever: Desde que conheci os mares profundos da minha mãe, madonna Pica, sinto sempre a tentação de invocar Deus com a palavra Mãe."
 
Sofia

Friday, September 25, 2009

exclusão social feminino

Quinta-feira, Julho 19, 2007
A reprodução da exclusão social feminina
As relações entre homens e mulheres, ao longo dos séculos, mantêm caráter excludente. São assimiladas de forma bipolarizada, sendo designada à mulher a condição de inferior, que tem sido reproduzida pela maioria dos formadores de opinião e dos que ocupam as esferas de poder na sociedade. Assim, segundo Alambert (1983), Platão, em A República, V livro, desenhava a mulher como reincarnação dos homens covardes e injustos. Aristóteles, em A História Animalium, afirmava que a mulher é fêmea em virtude de certas características: é mais vulnerável à piedade, chora com mais facilidade, é mais afeita à inveja, à lamúria, à injúria, tem menos pudor e menos ambição, é menos digna de confiança, é mais encabulada. Os ideólogos burgueses destacaram sua inclinação natural para o lar e a educação das crianças. Nesse sentido, Rousseau vê a mulher como destinada ao casamento e à maternidade. Kant a considera pouco dotada intelectualmente, caprichosa indiscreta e moralmente fraca. Sua única força é o encanto. Sua virtude é aparente e convencional.
Esses são alguns dos atributos imputados à mulher, que reforçam a base da exclusão do feminino na sociedade e cuja reverssão tem tomado longo tempo das feministas na sua busca por construir conceitos de eqüidade entre os dois sexos, e tentando, dessa forma, tirar a mulher do ambiente propenso à exclusão. Essa iniciativa faz parte de uma guerra no campo das idéias que avança de forma heterogênea nas conjunturas sociais, econômicas, políticas e culturais em diversas partes do planeta.

...a uma princesa desconhecida

Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos
Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino

sophia de M. Breyner