Monday, December 21, 2009

Thursday, October 29, 2009

To see a world in a grain of sand
And heaven in a wild flower
Hold infinity in the palm of your hand
And eternity in an hour. William blake

Monday, October 12, 2009

Monday, September 28, 2009

Biografia de Francisco de Assis, ditada ao seu irmão

"Quando Clara se ausentou, Francisco disse:


- Não te admires do que vou dizer-te, irmão Leão, e escreve: Oh a mulher... é o mistério mais excelso da terra. Elas sentem o cheiro da morte, irmão Leão. As mulheres nasceram para dar vida, e onda ronda a morte, do corpo ou da alma, dos fundos mais primitivos elas tiram energias para se defenderem como feras. Sem a mulher, a Vida extinguir-se-ia. A mulher, irmão Leão, está sempre em contacto com a terra e a vida. E não te assustes com o que eu vou dizer: Deus por ser a fonte da vida, está mais perto da mulher, e a mulher mais perto de Deus. Elas, sem o saberem, são um pouco a efígie verdadeira de Deus. Recordo-me da nobre dama, madonna Pica... E agora não te escandalizes como que vou dizer-te e continua a escrever: Desde que conheci os mares profundos da minha mãe, madonna Pica, sinto sempre a tentação de invocar Deus com a palavra Mãe."
 
Sofia

Friday, September 25, 2009

exclusão social feminino

Quinta-feira, Julho 19, 2007
A reprodução da exclusão social feminina
As relações entre homens e mulheres, ao longo dos séculos, mantêm caráter excludente. São assimiladas de forma bipolarizada, sendo designada à mulher a condição de inferior, que tem sido reproduzida pela maioria dos formadores de opinião e dos que ocupam as esferas de poder na sociedade. Assim, segundo Alambert (1983), Platão, em A República, V livro, desenhava a mulher como reincarnação dos homens covardes e injustos. Aristóteles, em A História Animalium, afirmava que a mulher é fêmea em virtude de certas características: é mais vulnerável à piedade, chora com mais facilidade, é mais afeita à inveja, à lamúria, à injúria, tem menos pudor e menos ambição, é menos digna de confiança, é mais encabulada. Os ideólogos burgueses destacaram sua inclinação natural para o lar e a educação das crianças. Nesse sentido, Rousseau vê a mulher como destinada ao casamento e à maternidade. Kant a considera pouco dotada intelectualmente, caprichosa indiscreta e moralmente fraca. Sua única força é o encanto. Sua virtude é aparente e convencional.
Esses são alguns dos atributos imputados à mulher, que reforçam a base da exclusão do feminino na sociedade e cuja reverssão tem tomado longo tempo das feministas na sua busca por construir conceitos de eqüidade entre os dois sexos, e tentando, dessa forma, tirar a mulher do ambiente propenso à exclusão. Essa iniciativa faz parte de uma guerra no campo das idéias que avança de forma heterogênea nas conjunturas sociais, econômicas, políticas e culturais em diversas partes do planeta.

...a uma princesa desconhecida

Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos
Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino

sophia de M. Breyner

Thursday, August 6, 2009

It was, he thought, the difference between being dragged into the arena to face a battle to the death and walking into the arena ...

with your head held high. Some people, perhaps, would say that there was little to choose between the two ways, but Dumbledore knew - and so do I, thought Harry, with a rush of fierce pride, and so did my parents - that there was all the difference in the world. ~J.K. Rowling, "Horcruxes," Harry Potter and the Half-Blood Prince, 2005

Bem, voltei à adolescência (tardia) e às horas seguidas em que consumia linhas e mais linhas de letras, página após página, galgando às centenas de cada vez até longas horas da noite.
voltei curiosamente quando precisava de escapar para um outro mundo, fugir mais não seja da minha realidade e de mim própria. e deu-se o Fantástico.
Voltei a pegar no Harry Potter. quando mais nova li os livros todos até determinado volume pois a demora do seguinte, fez-me entrar em ressaca, o que se seguiu de abstinência e deu-se a desabituação daquele mundo.
Anos mais tarde, ao lembar da sensação de como por um passe de mágica saltar para o outro lado do espelho e viver emoções várias, apeteceu-me.
Quando acabei o 6º volume pús-me à procura do sétimo e último estandarte das aventuras deste feiticeiro contra um mal supremo.
Acabei o livro e fiquei de rastos, em termos emocionais. Aí então e não encontrando o livro seguinte que me daria alguma paz, adquiri o "A conquista da felicidade" de Bertrand Russel.
Andava de ratsos com a frieza e racionalidade da minha vida. Virei-me para o emocionante mundo de Hogwarths. Quando sentimento começou a piar mais fininho, deu-se então um lampejo e tornei a fugir para a racionalidade fria.

Finalmente comprei o último livro do harry potter. e está quase a acabar, o que me traz tristeza pois encontrava-me em horas perdidas de mim que me revitalizavam. Mas algo ficou, parecendo que por outro lado, retomei um caminho de sempre.

Hajam grandes emoçoes!

mj

Wednesday, July 29, 2009

With wings on your feet....



HAPPYYYYYYYYYY B- DAYYYYYYYYY!


:)

Tuesday, July 28, 2009


Beach and wishing for holidays

Beach? Well, I should do that on a daily basis. That and get a lobster tan...and...get salty and wet and all covered with (STOP IT!)!!!

Sorry, my superego just stopped my thinking.
.
.
(twilight zone music)
.
What was I saying?
Oh, elections! Have you seen the poster?
It isn't me, by the way.
That's said...Shoo, now.
I mean, to the one person in the world who is reading this.
Me, that is.
.
Sofia

Friday, June 5, 2009





...definitely on!

Wednesday, May 6, 2009

Saturday, January 31, 2009

Hoping

Tamanho do tipo de letra
Hope is the thing with feathers, Emily used to say.
Flying way above..."over the rainbow" was the hope of Dorothy.
.
Does your hope fly?


Sofia

Friday, January 30, 2009

feliz ano novo!

Some live by love thy neighbor as thyself,
others by first do no harm or take no more
than you need. What if the mightiest word is love?

Love beyond marital, filial, national,
love that casts a widening pool of light,
love with no need to pre-empt grievance.

In today’s sharp sparkle, this winter air,
any thing can be made, any sentence begun.
On the brink, on the brim, on the cusp,

praise song for walking forward in that light.


elizabeth alexander...quando eu procurava hope no google.

Friday, January 9, 2009

Happy New Year 2009

ok, não comecei o ano em Times Square, mas garanto que o ano principiou e Optimismo é connosco. Levo a Times Square dentro de mim para todo lado, mesmo quando a 9 de Janeiro ainda se ouvem desejos de "um bom ano". Parece-me...e não é para agoirar, mas diz que sim, que toda a gente tem a sensação de que este ano é tão mau que estamos todos a não querer pensar nisso, como de mansinho sussurrando a este ano-bebé "bom ano, sê um bom ano"...